|
APRESENTAÇÃO
Benedicto Ismael C. Dutra
03/12/2008
O projeto “Vida e Aprendizado – A Visão de um melhor futuro” tem como base incentivar o preparo para a vida, pois através dele os jovens adquirem maior consciência sobre si mesmos, o que os conduz ao aumento do interesse e capacitação para o aprendizado geral, inclusive o profissional, ficando mais aptos para ingressar no mercado de trabalho.
Todos nós percebemos que a escola está passando por uma séria crise na sua função. Temos uma enorme população de adolescentes despreparados para a vida. As famílias se desestruturam, os pais não conseguem motivar os filhos a se prepararem para a vida, isso leva a escola a assumir responsabilidade ainda maior, exigindo dos professores esforço e dedicação como em nenhuma outra época.
Num mundo em que a tecnologia da informação vai transformando os processos de comunicação, agilizando-os, mexendo com a mente das novas gerações, criando ansiedade na geração anterior que cresceu sem a companhia do computador, os métodos tradicionais do aprendizado da leitura estão sendo deixados para trás sem que outros assumam o seu lugar. Estamos perdendo o domínio do uso da palavra, e como o cérebro trabalha principalmente com palavras, o nível da clareza mental tem decaído rapidamente, incapacitando muitos até para lerem um simples manual técnico.
Para que seja alcançada uma boa educação, necessitamos resgatar o respeito humano e a consideração mútua nas salas de aula, oferecendo aos professores reconhecimento e apoio para motivar os alunos à:
- aderir ao hábito da leitura, mostrando aos jovens uma visão mais real e otimista da vida;
- adquirir interesse na formação pessoal;
- aumentar a conscientização para a necessidade do contínuo aprendizado e aprimoramento pessoal.
Nascemos para nos mantermos em atividade desenvolvida com sentido e dedicação, e quando fazemos isso, nos alegramos com o trabalho bem feito e nos sentimos felizes. O grande trabalho a ser realizado está em nós mesmos, no desenvolvimento de nosso potencial. O propósito da existência humana é a busca do autoaprimoramento, pois com capacidade de raciocinar e discernimento, o ser humano está apto a distinguir intuitivamente o que é certo.
Os humanos têm um longo período de crescimento. Simultaneamente com o desenvolvimento do corpo, deveriam receber a adequada formação pessoal e o preparo da vida, desenvolvendo o anseio de aprender continuamente na Escola da Vida através de ensinamentos, leituras e vivências. Necessitamos aprender a controlar e dominar a máquina de pensar para que não sejamos subjugados por ela.
O Brasil necessita de professores com vontade de ensinar e alunos com vontade de aprender, e para que isso se torne realidade, é indispensável a participação dos pais dando incentivo aos seus filhos para que não esmoreçam na busca do saber e do autoaprimoramento. O mundo será melhor com a melhora da qualidade do ensino, pois através dele devemos formar seres humanos mais qualificados para vida. Ensinar as novas gerações a ler, escrever e usar o computador, não é suficiente. Devemos despertá-las e prepará-las para assumir a posição de seres humanos que saibam cuidar do planeta e beneficiar a vida em todos os sentidos, com a certeza de que dessa forma alcançaremos um futuro melhor.
Urge fortalecer nos jovens o anseio por uma vida de maior qualidade com crescimento pessoal, pois, sem ânimo, vão adotando uma postura de rebeldia, renegando o valor real de muitas coisas boas, preferindo as formas estapafúrdias de comunicação, mais condizentes com a sua baixa autoestima e desesperança. No entanto, temos que fortalecer as boas sementes do aprimoramento do eu interior, só assim será fortalecida a confiança num mundo melhor.
Em meio a tantas mensagens obscuras e derrotistas, necessitamos desenvolver uma percepção mais real e otimista da existência e não a crueza presente na maior parte dos conteúdos divulgados.
O futuro da humanidade está intimamente ligado ao desenvolvimento das novas gerações. Pais preparados para dar aos filhos uma boa formação moral e espiritual, escolas construídas para transformar crianças e jovens em pessoas responsáveis e valorosas, aptas a organizar a própria vida, são os fatores essenciais que promovem o progresso real.
As novas gerações necessitam de uma forma positiva de enfocar os acontecimentos, para perceber com clareza o significado e o sentido da existência, capacitando para um melhor discernimento e melhor relacionamento com os familiares, no trabalho e no convívio em geral, e também incentivando a busca da evolução contínua na conquista de uma vida de mais qualidade, com paz interior e felicidade.
Neste mundo de desencontros e falta de consideração, necessitamos de forte bom humor para contrapor às inúmeras contrariedades que corroem a nossa alegria de viver para que tenhamos coragem e energia para realizarmos nossos sonhos. Enfim o projeto visa suprir a lacuna da falta de maiores incentivos para a formação pessoal de qualidade, oferecendo valiosas contribuições para que as dificuldades da vida sejam enfrentadas com coragem e a disposição de alcançar um futuro melhor, ele é possível, depende de nossa vontade.
Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
|
Comentários:
Odilon Correia (odiloncorreia@cgconsulting.com.br)
comentou em 01/10/2012 - 16:10:47
O jovem a despeito do momento de turbilhão que o mundo vive procura com todas suas forças avançar seu conhecimento. O propalado jovem irresponsavel é uma pequena minoria.
Vamos ajudar na orientação e na formação, com nossos exemplos, dos jovens que vivem a nossa volta que estaremos contribuindo, com atitudes, para construção de um mundo melhor.
|
|
B. Dutra
comentou em 02/10/2012 - 08:10:41
Isso aí Caro Odilon. Eles despertam para o mundo que formamos. A boa educação também tem de fortalecer o eu interior.
ver vidaeaprendizado.com.br/artigo.ph?id=588
O garoto guiou o inglês por entre ruelas, subidas e descidas e, nesse percurso, Germain resolveu perguntar se ele gostava da escola. “Ele me disse: ‘claro que sim’ e me olhou como se eu tivesse feito a pergunta mais estúpida que se possa imaginar”, disse. “Pelos nossos padrões, esse menino não estava recebendo uma educação boa, mas ele sabia que ele dependia disso para melhorar de vida.”
|
|
Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
|
|
Enviar um Comentário:
|
|
|